sexta-feira, 28 de agosto de 2009

As pontes sumiram!

Quando o ônibus saiu do Túnel Antonieta de Barros saltou aos olhos a imagem enigmática do nevoeiro sobre a baía entre a ilha e o continente. As pontes Pedro Ivo e Colombo Salles simplesmente sumiam, ao meio, dentro de uma nuvem espessa e branca.

Teria Florianópolis virado cenário do filme "O Nevoeiro"? Aquele baseado no conto "The Mist", do escritor norte-americano Stephen King. Cheguei na assessoria de imprensa certo de que as imagens abaixo já estariam prontas. Osvaldo Nocetti, o Coca, nosso fotógrafo, estava no topo do prédio registrando o curioso momento. Olho clínico de quem abrilhantou as páginas do jornal A Notícia por 25 anos. Uma pena que, após ter sido homenageado por tanto tempo de serviços prestados, a empresa simplesmente o tenha dispensado.

Fotos: Osvaldo Nocetti/Divulgação




quinta-feira, 27 de agosto de 2009

On the road

Desde outubro de 2008 trabalho como assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Educação. Não é a tranquilidade que muitos imaginam, bem pelo contrário. A grande vantagem, talvez, seja a oportunidade de conhecer boa parte do Estado.

Mesmo que às pressas, só de passagem, pois sempre é aquela correria de acompanhar agenda do secretário e, várias vezes, do governador, é ótimo ver locais que só tinha ouvido falar ou lido nas aulas de geografia no velho Curso Primário da antiga Escola Básica Arcipreste Paiva, o popular Colégio das Freiras, em Curitibanos.

Nestas viagens é um tal de reunião com prefeito, inauguração de obra, visita em Gerência Regional, entrevista, espera em aeroporto, reserva em hotel e por aí vai. Já pensei em fazer um "diário de bordo", mas sempre falta tempo, pois normalmente, no final de cada dia, a equipe tá no bagaço. Mal dá tempo de tomar uma cerveja e comer algo para dormir, pois no dia seguinte continua o roteiro no interior ou é hora de encarar a estrada e retornar para casa.

Quem sabe com este post eu me anime. Por hoje, registro as cidades onde já passei nestes 10 meses (está na ordem cronológica). Os nomes destacados com o asterisco representam lugares em que jamais havia ido:

Jaraguá do Sul
Bocaina do Sul *
Itajaí
Blumenau
Canoinhas
Videira *
Fraiburgo
Joinville
Pomerode *
São João Batista
Rio do Sul
Ituporanga *
Guaramirim *
São Bernardino *
Jupiá *
São Domingos *
Ipuaçu *
Entrerios *
Faxinal dos Guedes *
Lajeado Grande *
Marema *
Chapecó
Bela Vista do Toldo *
Balneário Camboriú
Indaial *
Timbó *
Tubarão
Santa Cecília
Monte Castelo *
Mafra
São Bento do Sul *
Imbituba
Balneário Barra do Sul *
São João do Itaperiú *
Irineópolis *
Calmon *
Caçador
Ponte Serrada *
Xavantina *
Lages
Quilombo *
Arararanguá *
Rancho Queimado *

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Não aguento mais...

...ouvir falar sobre o sumiço do Belchior

...ouvir falar sobre a briga da Lina e da Dilma

...ouvir falar sobre o destino da Tríplice Aliança

...ouvir falar sobre a vontade do Dário Berger ser governador

...ouvir falar sobre a agressão à professora do Instituto Estadual de Educação

...ouvir o chororô dos alvinegros

...novelas da Globo

...a disputa estúpida da Globo com a Record

...gastrite

...gripe

...os cachorros da vizinhança

...os cachorros do pet shop aqui embaixo do prédio

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cachorro voador

O cachorro que mora ao lado do aeroporto de Caçador. Fiquei em dúvida se ele treinava para tentar pegar algum vôo à base de mordidas.

domingo, 23 de agosto de 2009

Desabafo colorado II

Eu não disse? Ficar reclamando da arbitragem não ajuda. Tem é que jogar futebol. Parabéns ao Palmeiras.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Desabafo colorado

De uns tempos para cá o meu tive virou freguês do Corinthians. E, a cada nova derrota, é a mesma choradeira: "a arbitragem favorece o Corinthians". Ora, tenham vergonha na cara! Que tal jogar futebol de mais e falar de menos?

E isso vem desde aquele fatídico ano em que roubaram tudo e deram o título para o clube paulista. Sim, o Tinga não fez o pênalti. E daí? Se o Inter fosse melhor mesmo, naquela partida, teria vencido. Não ganhou e pronto. E em todas as derrotas seguintes foi a mesma coisa. Ficaram todos mascaradinhos por causa daquele primeiro semestre brilhante e acharam que já eram campeões da Copa do Brasil. Pé no chão e bola na rede, moçada. Futebol arte é a putaqueospareo! O negócio é ganhar. Em futebol, ganha é quem vence, não quem joga bonito.

E tem mais, campeão em 2009? Só se for no par ou ímpar. Enquanto não criarem jeito de time grande, vai ser outro ano Cavalo Paraguaio.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Eu twitto, tu twittas...

Finalmente me rendi e entrei no tal Twitter. Já disse aqui antes, sou meio anti-novidades tecnológicas. Mas ficou claro que a ferramenta é boa, as informações começam a chegar instantânea e incansavelmente.

Obviamente, do mesmo modo que tudo na Internet, vem muita coisa desnecessária. O camarada coça o cotovelo e avisa à sua rede. Mas basta filtrar os contatos e a coisa melhora. Já achei até o mestre Nilson Lage, lendário professor de Jornalismo que me ensinou a escrever. Infelizmente, não escrevo tão bem quanto deveria e o mestre sequer deve lembrar de mim. Garanto que qualquer matéria minha seria imediatamente hiper copidescada por ele.

Voltando ao Twitter, o Bonassoli está neste link.

domingo, 9 de agosto de 2009

Não moro mais no Continente. É uma pena, pois sempre gostei muito mais do lado de lá da ponte (apesar daquele clube futebolístico lá instalado). Vivi o final da adolescência no espetacular Balneário. Depois migrei para a Coloninha. Muitas histórias nos dois locais, inúmeros amigos.

Agora tenho ido pouco para lá. A falta de tempo e o trânsito, cada vez mais caótico, me atrapalham (ou alguém gosta de encarar a fila na ponte - vejam só! fila na ponte, isso era coisa dos anos 80!!). Mas não esqueço daquele pedaço maravilhoso de Florianópolis. E fico aqui pensando... e a tal Beira-Mar Continental? Quando vai ficar pronta? Pô! o Dário Berger já tá querendo ser governador, vai completar o primeiro ano do segundo mandato e nada da tal via ser concluída.

Só pode ser brincadeira...

sábado, 8 de agosto de 2009

Menos, Parreira, menos

O Parreira dizer que o Avaí é o time mais surpreendente do Campeonato Brasileiro eu até entendo. Afinal, um clube sem qualquer tradição na elite do futebol nacional arrancar 5 vitórias e um empate na sequência, é mesmo uma surpresa. Obviamente, não estou levando em conta o jogo de hoje contra o Santos, que está em andamento e o clube catarinense vai perdendo por 1 a 0.

Agora, daí para o ex-técnico da Seleção Brasileira dizer que o Marquinhos é o melhor do País na sua posição, acho um exagero. Além de mascarado, o Marquinhos não faz muito mais do que sua obrigação. Foi excelente para a conquista do Campeonato Catarinense e muito bom na subida para a Série A. Mas, se fosse tão craque quanto todos alardeiam, não estaria no Avaí, nem no Brasil. O grupo avaiano é limitado, não se discute isso. Uma pena que a direção do clube e os parceiros da LA Sports não tenham investido em um jogador de maior qualidade, o famoso "matador". Aquelas três primeiras rodadas, que eram vitórias avaianas, acabaram não acontecendo justamente pela ausência de um craque. É de se reconhecer o esforço do grupo, valorizar o que estes atletas vêm fazendo desde o Estadual, mas é pouco.

A torcida quer mais. Precisa de mais. Tomara que o técnico Silas permaneça para a próxima temporada, por mais que eu ache isso muito difícil acontecer. Resta torcer pela manutenção da boa campanha, pela permanência na Série A, quem sabe uma vaga na Sul-Americana e, principalmente, por um aporte financeiro que permita melhorias no elenco azurra.