sábado, 5 de abril de 2008

A volta dos caçadores de nazistas

O Diário Catarinense deste sábado reproduz matéria no mínimo inusitada. Originalmente publicado pelo jornal britânico The Guardian, "Caçada ao último nazista" revela que o Centro Simon Wiesenthal continua procurando carrascos do Terceiro Reich "no Chile, na Argentina e no Brasil" (!!). Os textos originais podem ser lidos aqui e aqui.

De acordo com o texto dos colegas Rory Carroll E Uki Goni, o grupo judeu de direitos humanos está em meio a uma derradeira atividade para "localizar os remanescentes colaboradores do genocídio escondidos na América do Sul: a Operação Última Chance."

Líder dos caça-nazis, Efraim Zuroff declarou que o Centro Wiesenthal crê "em dezenas, talvez centenas" de antigos oficiais de Hitler ainda vivendo confortavelmente e impunes na América do Sul. O principal alvo é Aribert Heim, médico que "realizou terríveis experiências com prisioneiros nos campos de concentração" e que pode estar na Argentina.

"Adolf Eichmann, um arquiteto do Holocausto, foi detido por agentes de Israel na Argentina em 1960. Klaus Barbie foi extraditado da Bolívia em 1983. Erich Priebke, um capitão da SS, foi extraditado da Argentina em 1995. A história definhou. Os fugitivos não eram apenas distantes idosos, mas octogenários, nonagenários e, na maior parte, mortos. Quando o século 20 terminou pareceu, então, que havia encerrado a caça aos nazistas", revela o texto. "Após anos de indiferença ou obstruções legais, os governantes da região estão decididos a ajudar os caçadores. Dinheiro público e privado estão à disposição como recompensa por informações. E houve pistas. A polícia tem nomes, contas bancárias e informações. Campanhas de mídia no Chile, Uruguai, Argentina e Brasil estão divulgando linhas telefônicas e oferecendo US$ 10 mil por cada informação confidencial que leve a uma definição. Após seis décadas, o caminho permanece complicado", informa a reportagem.


Procura-se: Aribert Heim, carrasco nazista ainda pode estar vivo e livre na América do Sul

O The Guardian informa ainda que "o nazista mais procurado desde Josef Mengele tem um prêmio de US$ 448 mil sobre sua cabeça e os governos da Argentina, Chile e Alemanha estão na sua cola. A razão de Heim estar no topo da lista dos mais procurados requer uma leitura macabra. Como doutor da SS em Mauthausen, um campo de concentração próximo à cidade austríaca de Linz, ele ganhou reputação pela sua extrema crueldade. Ele injetava gasolina e veneno no coração das vítimas e calculava o tempo das mortes. Ele fazia amputações sem anestésico e uma vez removeu a pele tatuada de um prisioneiro para fazer de revestimento ao campo do comando, e tirou a pele da cabeça da vítima para usar o crânio como decoração."

Uma segunda família de Heim, "composta de uma esposa e dois filhos em Baden-Baden, na Alemanha, disse que ele morreu de câncer em 1993 na Argentina". Isso faz com que Carrol e Guni concluam que pode surgir uma decepção como o caso Mengele, açougueiro nazista que morreu no Brasil e sua ossada só foi encontrada em 1985, seis anos depois de sua morte por um acidente vascular cerebral.

"Em 2001, seu advogado solicitou um reembolso às autoridades fiscais da Alemanha, afirmando que seu cliente estava vivo no exterior. A mulher de Heim e os filhos não falam. Eles não reclamaram ao banco de Berlim a conta no nome de Heim contendo 1 milhão de euros. As gravações da investigação mostraram que a mãe telefonou para seus filhos no aniversário de Heim para lembrá-los da data", continua a reportagem. Os investigadores acreditam que Heim está "em algum lugar perto de Bariloche e próximo à cidade de sua filha: Puerto Montt, apenas duas horas da fronteira argentina. Se o 'doutor morte' for capturado nesta cidade, isto levará a crer que há no local uma certa mentalidade nazista coletiva."

[Ouvindo: Igor Cavalera, Andreas Kisser & Mike Patton - Procura o Cara - Álbum: Trilha Sonora do filme "No Coração dos Deuses"]

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu olho clinico não nega .

ESSE CARRASCO É O B0NASSOLI DESPISTADO .
OBSERVE BEM .ELE É O NAZISTA PROCURADO .

os judeus nem precisam de procurar estão de frente para o homem.

Bonassoli disse...

Obviamente, acredito que o anônimo que deixou o comentário acima está de brincadeira.

Afinal, basta olhar para o meu nariz tipicamente brasileiro e comparar com o do Sr. Heim. :) Não há semelhança alguma.

Se eu tivesse vivido nos tempos de Hitler, certamente teria sido encaminhado para algum campo de concentração. Afinal, a miscigenação, no meu caso, foi tudo o que o pensamento ariano vai contra: italiano, alemão, holandês, português e indígena. O samba do brasileiro doido.

Mas, sr. ou sra. anônimo (a), seja sempre bem-vindo com seus comentários... hã?... espirituosos.

Anônimo disse...

Toda tentativa de despiste ,só faz a suspeita aumentar . "bonassoli é o nazista procurado".

Anônimo disse...

NÃO JULGUE PARA NÃO SER JULGADO. TRADUZINDO O AUTOR DO BLOG: HOJE O NAZISMO É CRITICADO POR SER DERROTADO, ASSIM COMO JAPONESES EM HIROSHIMA. FALA DOS ESTADO UNIDOS, ELES MATARAM TANTOS QUANTOS OS NAZISTAS.

Bonassoli disse...

O recado do segundo anônimo - ou seria o primeiro anônimo? - é estranhíssimo. Fiquei com a impressão de que seja simpatizante do nazismo. Isso me assusta. Mas, vivemos numa democracia. E sobre os norte-americanos... bem, em nenhum lugar deste blog há elogios à política dos EUA, que considero tão negativa, errada e desprezível quanto à de Hitler, Mussolini e dos governos militares da América Latina. Em tempo, este foi o último comentário "anônimo" que aceitei neste blog. A partir de agora, quem quiser postar, reclamar ou sei lá o quê, por favor, se identifique.