terça-feira, 18 de março de 2008

Irmãos reunidos

Uma das notícias que os fãs dos irmãos Max e Iggor Cavalera, criadores do Sepultura, mais gostariam de ouvir virou realidade. Isto não é novidade, claro, mas eu havia esquecido de comentar o assunto por aqui. Os dois masterminds da melhor banda brasileira de rock pesado de todos os tempos estão unidos depois de uma década. E, já no primeiro trabalho conjunto, o Cavalera Conspiracy, criaram o excelente "Inflikted", o melhor álbum "do Sepultura" desde "Chaos A.D." (lançado no distante 1993).

Ah, a outra notícia mais esperada é que a dupla retorne ao Sepultura. Não tenho nada contra a atual formação da banda, nem contra o "novo" vocalista, o norte-americano Derrick Green. Mas todos os álbuns sem o Max não chegam sequer perto de qualquer outro da formação clássica. Há ótimas idéias, boas composições, mas mudou muito e o grupo desceu alguns degraus. Em todos falta o "espírito Sepultura", presente nestas duas amostras abaixo:

boomp3.com

Além de Max (vocais e guitarra-base) e Iggor (bateria), o Cavalera Conspiracy inclui ainda Marc Rizzo (guitarra solo, que toca com Max no Soulfly) e Joe Duplantier (baixista do Gojira). Para quem não curte este estilo musical ou não teve o menor contato com o mundo da música nos últimos, sei lá, 17 anos, o Sepultura conseguiu o que nenhum outro grupo brasileiro jamais fez, vender mais de um milhão de cópias em todo o planeta, além de se transformar em referência mundial.

boomp3.com

[Ouvindo: The Cavalera Conspiracy - Hex - Álbum: Inflikted]

Um comentário:

Marco Antonio Zanfra disse...

Nem me lembro direito por que foi que eles se separaram. Tenho vaga lembrança de que tinha uma espécie de Yoko na vida de um deles, que estaria tentando meter-se - além do que devia - nos interesses da banda. Achei a separação tão dolorosa quanto a dos Beatles, com a diferença, para melhor, de que eles puderam voltar a reunir-se, oportunidade que a morte tirou do quarteto de Liverpool.
(Assobiando: Child in Time, do Deep Purple)