quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Estratégia política de fim de ano

Deve ser estratégia política o fato de integrantes de algumas siglas enviarem mensagens positivas de Fim de Ano para jornalistas. Eu, mesmo não trabalhando mais em redação e atuando como assessor de comunicação de um político de uma legenda da "direita", recebi mensagens de dois partidos da "esquerda". Coloco entre aspas as orientações pois acrfedito na falência dos conceitos de "direita" e "esquerda" na política brasileira.

Achei sintomático que nenhum partido ou integrante da "direita" tenha se lembrado de fazer o mesmo. Nem reclamo, eu também não me recordei de enviar mensagens para ninguém. Bom, talvez minhas matérias na editoria de Política do jornal Notícias do Dia tenham agradado alguns e desagrado outros. Enquanto repórter, se desagradou, fico feliz. Sinal de que consegui fazer jornalismo, fiscalizando e questionando atos e intenções. Quanto a ter agradado, porém, me preocupa. Tomara que tenha sido pelos fatos afirmados na frase anterior. Sou daqueles que defende a impossibilidade de jornalista pertencer ao quadro de um partido político, qualquer que seja. É plenamente possível com profissionalismo prestar serviços para uma sigla, para um candidato, para um político eleito. Mas vestir a camisa, defender a bandeira, ter carteirinha, aí, na minha humilde opinião, não dá. Conheço vários colegas que pensam diferente e respeito muito o direito destes.

E isso gera situações no mínimo cômicas. Acho engraçado que hoje, mais de um ano depois de eu atuar como assessor de imprensa de um integrante do PSDB, há quem:
a) duvide que eu não seja militante do PSDB
b) se revolte por eu não ser militante do PSDB
c) não entenda que trabalhar com o secretário de Estado da Educação não foi uma indicação partidária, mas de terceiros (valeu Stefanovich!) e de uma avaliação do meu curriculum (sei lá, acho que, à época, 13 anos atuando na imprensa tiveram um certo peso).

Para todos estes descrentes, para os políticos (mesmo os que não enviaram uma mensagem, afinal árvores natalinas e derrotas em eleições causam dor de cabeça) e, principalmente, para os fiéis leitores deste humilde blog, desejo um Ótimo 2010. Que todos tenham muita saúde, paz e sucesso, com as respectivas famílias sempre unidas e estejam sempre rodeados por amigos fiéis. Voltem sempre, mesmo que eu não mantenha o ritmo de atualização no ideal, volta e meia há novidade por aqui. Muito obrigado pelos comentários e pela leitura silenciosa. Aos leitores tímidos, por favor, não se acanhem, em 2010 deixem comentários ou simplesmente me enviem um e-mail caso algum post lhes agradar ou desagradar.

Nenhum comentário: