segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Apocalíptico

Depois de um longo tempo fiz as pazes com o cinema. Fui ver "Eu Sou A Lenda" (I Am Legend, EUA, 2007), com o Will Smith no papel principal. Gosto muito de filmes sobre futuros pós-apocalípticos. Me interessa ter uma idéia de como seria o destino deste planetinha em um caso extremo assim.

A sinopse é bem básica e, atualmente, clichê para filmes deste sub-gênero. Neville, personagem de Smith, é o "único" sobrevivente humano depois que um vírus mais do que mortal transformou a maior parte da população em mutantes que devoram, claro, seres humanos. Ou seja, os fãs do gênero já viram "Eu Sou A Lenda" inúmeras vezes, mas em outros longas-metragens.


Imagem: Cinema em Cena


Desperdício: George Romero teria feito uso melhor dos US$ 150 milhões

Altamente "pipoca com guaraná", até que o filme não é tão fraco quanto poderia ser. A fotografia é ótima, algumas seqüências são bem legais, tipo o mano jogando golfe no alto de um porta-aviões na baía de Manhattan ou ele puxando papo com uma manequim de loja dentro de uma vídeo-locadora. Mas há dois defeitos bem problemáticos. O primeiro são os tais mutantes, "interpretados" por animações. Ficou tão ruim quanto a versão para o cinema de "O Incrível Hulk" (do Ang Lee). Perderam a grande chance de fazer do longa algo bem mais assustador, na linha dos zumbis do George Romero. Isso me lembra que é um desperdício entregarem R$ 150 milhões para "Eu Sou A Lenda". Se os estúdios liberassem uma verba destas para Romero, aí sim o mundo veria o quê é filme aterrorizante.

O segundo erro é que, quando a história finalmente começa, o filme acaba. Pois, até o cara encontrar Anna, personagem interpredata pela atriz brasileira Alice Braga, tudo parece não ser meramente a introdução de um grande épico. Uma pena. O roteiro poderia render muito mais.

Imagem: Cinema em Cena

Oportunidade: Desconhecida por estas bandas, Alice Braga ganha chance em Hollywood

[Ouvindo: Whitesnake - Judgement Day - Álbum: Slip Of The Tongue]

Um comentário:

Marco Antonio Zanfra disse...

Você esqueceu de comentar a performance da cadela: achei que ela deu de dez no Will Smith, além de ter as orelhas mais bonitas.