terça-feira, 29 de julho de 2008

Categoria desunida

Desde ontem circula oficialmente em caixas de e-mail privadas e nas das redações o sinal de que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina está rachado. Se bem que o colega Cesar Valente já havia citado a tal ruptura em sua coluna do último sábado.

O primeiro texto chegou ontem na redação do jornal Notícias do Dia. O segundo, hoje. De um lado, um extenso grupo de colegas, muitos deles ex-integrantes do sindicato. Fazem acusações preocupantes contra a atual chapa que dirige o SJPSC (leia a íntegra da nota mais abaixo). Em outro, está a maior parte da direção, que se inscreveu para a reeleição. Trata-se de uma chapa única, que deve ser ratificada pelos colegas na eleição do dia 6 de agosto. É a primeira vez desde o fim dos anos 70 que a categoria se vê dividida na hora de escolher seus representantes.

Tenho amigos nos dois lados. Não sei quem tem razão, mas lamento profundamente que a situação tenha chegado a tal ponto. Penso que seria melhor uma segunda chapa do que este tipo de ato. Revela apenas que a categoria é, mesmo, desunida. E faço o mea culpa, sou o primeiro a não ir nas assembléias promovidas pela entidade. Não importam os motivos de cada um, mas é por estas e outras que os patrões pintam e bordam com nosso "piso" salarial e nossas condições de trabalho.

Posso - e prefiro - estar muito enganado. Mas não há como não ver a situação com olhos de repórter. De repórter que cobre política. Fica, prá mim, clara uma picuinha de origem político-partidária neste imbróglio todo. Boa parte dos que reclamam são e sempre foram alinhados ao PT. No outro lado, o atual vice-presidente sempre foi filiado ao PCdoB, sigla que, recentemente, recebeu a ficha de filiação do atual presidente do SJPSC. Como PT e PCdoB estão, depois de muitas eleições, oficialmente de relações rompidas em Florianópolis... bom, dois e dois são vinte e dois.

Este impasse precisa ser melhor esclarecido. Não dá é para a categoria ficar à mercê de e-mails de ataque e defesa. Era só o que nos faltava.


Um lado:

MANIFESTO DE ESCLARECIMENTO AOS JORNALISTAS DE SC

Sindicato forte é Sindicato de e para todos

A respeito das eleições para o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, que acontecem no dia 6 de agosto, os abaixo-assinados vêm a público fazer os seguintes esclarecimentos:

1. A chapa única que concorre ao SJSC não expressa a unidade que tentamos construir. Entendíamos que este processo deveria ser mais amplo e coroado com uma plenária estadual de definição da chapa. Entretanto, quem capitaneou a formação da atual chapa única para o SJSC sempre rejeitou tal proposta.

2. Mesmo assim, e como nosso objetivo, fraterno e sincero, era a construção democrática de uma chapa que expressasse a unidade do movimento dos Jornalistas em nosso estado, continuamos participando no esforço de construir uma alternativa unitária junto aos que lideraram a formação da atual chapa única. Na última plenária, realizada em Florianópolis, aceitamos indicar representantes para uma comissão que definiria a constituição da chapa entre aqueles colegas que haviam oferecido seus nomes nas plenárias.

3. Entretanto, esse processo foi bruscamente interrompido a poucos dias do prazo de inscrições de chapas, por intransigência dos que lideraram a formação da atual chapa na tal comissão. Eles não se contentaram em exigir a indicação à Presidência, Vice-Presidência e Tesouraria, o que, na prática, significaria o prosseguimento de uma única posição política a ditar os rumos cotidianos de nossa entidade. Também vetaram nomes e passaram a impor quem aceitariam ou não na chapa, desprezando as discussões anteriores e inviabilizando a construção de uma diretoria que expressasse a heterogeneidade e riqueza de visões presentes em nosso movimento.

4. Por isso, alertamos os colegas que, apesar do processo eleitoral do SJSC ter uma única chapa inscrita, ela não é expressão da construção democrática que defendíamos: verdadeiramente unitária, sem interesses político-partidários e posturas autoritárias, e representativa da diversidade da nossa categoria. Embora tenhamos razoável identidade programática com a chapa inscrita, ela foi montada com determinadas práticas e métodos com os quais não podemos conciliar.

5. Aproveitamos para esclarecer que tal chapa inclui vários valorosos companheiros, que optaram por apoiar a proposta daquele grupo, decisão que respeitamos, mas com a qual não podemos concordar.

6. Vamos prosseguir defendendo o fortalecimento de nossa entidade e de nossas lutas por dignidade e respeito profissional. Neste sentido, reafirmamos nosso compromisso de luta por melhores condições de trabalho e salários, fiscalização do exercício da profissão e respeito às relações trabalhistas, gestão sindical democrática e transparente com presença em todo o Estado, inserção no movimento sindical nacional da categoria e na política geral do país, defesa da regulamentação, formação, atualização e ética profissionais e da democratização da comunicação.

7. Finalmente, convidamos todos os nossos colegas a, mais do que nunca, participarem ativamente e fortalecerem o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Afinal, movimento sindical não se faz apenas com a ocupação de cargos na direção de uma entidade, como já mostrou o movimento que, na década de 80, resgatou nossa entidade do imobilismo, do qual muitos de nós participamos. O Sindicato somos nós!

ASSINAM:

1. Adauri Antunes – Jornalista

2. Aderbal Filho – Ex-diretor do SJSC

3. Adriane Canan – Diretora do SJSC

4. Ayrton Kanitz – 1o candidato a presidente do SJSC pelo MOS e ex-integrante da Comissão Nacional de Ética

5. Aureo Moraes – Ex-diretor do SJSC

6. Celso Vicenzi – Ex-presidente do SJSC

7. Cláudia Sanz – Diretora do SJSC

8. Daniella Haendchen - Jornalista

9. Denise Christians – Jornalista

10. Doroti Port – Jornalista

11. Eduardo Marques – Repórter Fotográfico

12. Eduardo Meditsch – Ex-integrante da Comissão de Ética/SC

13. Elaine Borges – Integrante da Comissão de Ética/SC

14. Fernando Crócomo - Jornalista

15. Francisco Karam – Ex-integrante da Comissão de Ética/SC e da Comissão Nacional de Ética

16. Gastão Cassel – Ex-diretor do SJSC

17. Hermínio Nunes – Ex-diretor do SJSC

18. Ivan Giacomelli – Ex-diretor do SJSC

19. Laudelino José Sarda – Jornalista

20. Lena Obst – Jornalista

22. Luis Fernando Assunção – Ex-presidente do SJSC

23. Márcia Barentin da Costa – Ex-diretora do SJSC

24. Maria José Baldessar – Ex-diretora do SJSC

25. Mário Medaglia – Jornalista

26. Mário Xavier Antunes de Oliveira – Integrante da Comissão de Ética/SC

27. Mylene Margarida – Ex-diretora do SJSC

28. Orestes Araújo – Ex-diretor do SJSC

29. Osvaldo Nocetti – Repórter Fotográfico

30. Rogério Cristofoletti – Ex-vice-presidente do SJSC

31. Sandra Werle – Ex-diretora do SJSC

32. Samuel Pantoja Lima – Jornalista

33. Suely Aguiar - Jornalista

34. Sara Caprário – Jornalista

35. Silvio Pereira dos Santos - Jornalista

36. Suzete Antunes – Ex-diretora do SJSC

37. Tânia Machado – Jornalista

38. Terezinha Silva - Jornalista

39. Tina Braga – Ex-diretora do SJSC

40. Valci Zuculoto – Diretora do SJSC

41. Valdir Cachoeira – Ex-diretor do SJSC

42. Valentina Nunes – Jornalista

43. Vanessa Campos – Jornalista


Outro lado:
As eleições no Sindicato dos Jornalistas

Caros jornalistas,

Circulou pela rede um manifesto assinado por vários colegas que faz algumas críticas e acusações a respeito de como as coisas aconteceram no processo de construção de chapas para as eleições do Sindicato dos Jornalistas. Com relação aos fatos, cabe esclarecer:

1 – O processo de discussão foi democrático, com a realização de plenárias em todas as regiões do estado, nas quais os jornalistas deliberaram sobre propostas que, inclusive, fazem parte do programa da chapa que acabou se formando.

2 – Se o processo não avançou para uma chapa de consenso foi porque havia pensamentos divergentes e sentiu-se a necessidade de construir um grupo afinado com interesses comuns. Não existe obrigatoriedade para a existência de uma única chapa. É natural e legítimo que as pessoas se aglutinem em torno de propostas semelhantes. Foi o que aconteceu.

3 - É estranho que as pessoas que assinam o manifesto – muitas delas atuais diretores - tenham esperado estes dias pré-eleitorais para lançar estas denúncias. Por que não o fizeram antes?

5 - Não consideramos justo que estes elementos de denúncia tenham sido jogados ao vento desta forma e nesse momento, quando tudo poderia ter sido discutido às claras, democraticamente, como bem orienta a grande política.

6 – O que fica parecendo é que o valoroso grupo que ficou de fora da direção – por não ter conseguido formar uma chapa – está apenas querendo obscurecer o processo eleitoral, infelizmente no melhor estilo da pequena política.

7 – Da nossa parte, reiteramos a decisão de fazer parte da chapa que hoje disputa a eleição, porque compreendemos que há o firme compromisso de atuar no sindicato no sentido de defender os interesses da categoria, para além das disputas pessoais ou divergências políticas menores. E para isso aqui estamos, dispostos a trabalhar e lutar.

8 - Todas as informações e denúncias colocadas no manifesto, esperamos que sejam debatidas de forma franca e aberta ao longo dos próximos meses e nos fóruns da categoria, senão este manifesto divulgado agora perde todo o sentido.

9 – Por fim, mantemos a posição de seguir nosso trabalho e disputar as políticas sempre de forma aberta, libertária e generosa. Para isso, conclamamos aos colegas a participar do processo eleitoral, depositar seu voto de confiança em quem está disposto à luta, de fato, para que a nossa categoria possa lograr vitórias e permanecer unida. Toda a disputa de idéias precisa ser feita nos fóruns da categoria, de maneira livre e aberta. Assim podemos construir. Fora desse campo, é só vaidade!

Chapa 1 - Sindicato Forte Sindicato Presente

3 comentários:

Marco Antonio Zanfra disse...

Em compensação, este ano a gente vai poder votar pela internet...

Marco Antonio Zanfra disse...

Categoria desunida dá nisso: apesar da facilidade de votar pela internet, o sindicato informou que o comparecimento à urna esteve bem abaixo do esperado.

Marco Antonio Zanfra disse...

Você viu? Com todas as facilidade para votar pela internet, só 173 jornalistas se fizeram presentes nas eleições do Sindicato. Isso certamente quer dizer alguma coisa.