Quase não deu tempo, mas consegui ver "Arquivo X - Eu Quero Acreditar", segundo longa-metragem originado da série de TV "Arquivo X", exibida na década de 90. Havia lido críticas desfavoráveis e algumas positivas. Não costumo me orientar muito por isso, ainda mais quando se fala de produtos que a "grande mídia" normalmente trata de modo preconceituoso. Mas confesso que tinha um certo medo de me decepcionar.
Enquanto fã do seriado, a expectativa era grande. E valeu a espera. Chris Carter, criador do programa original, diretor e roteirista do filme acertou. Novamente, assimo como fez em "Arquivo X - O Filme" (1998), ele criou uma obra que atende aos fãs da saga e ao público que jamais ouviu falar ou assistiu as aventuras de Fox Mulder e Dana Scully. A vantagem do novo longa é que ele é menos complexo se comparado ao anterior, exibido entre a quinta e a sexta temporada da série de TV.
Desta vez, Carter deixou de lado o tema alienígena, grande mote dos nove anos do seriado. Centrou o argumento em investigação de crimes e fenômenos paranormais. Uma agente do FBI está desaparecida e há um padre - acusado de pedofilia - que garante que sabe que a moça está viva, pois teria visões dela. É o gancho para que a personagem coadjuvante vivida por Amanda Peet procure Scully (Gilian Anderson) para chegar até Mulder (David Duchovny).
Imagens: Cinema em Cena
Mitologia: história para fãs e novatos
Se ele cooperar com o caso, o FBI o perdoaria pelos crimes dos quais foi acusado e perseguido ao final do seriado. A partir daí o filme se torna um bom thriller. Com poucos efeitos especiais o roteiro é bom e ainda dá uma passada rápida na mitologia da série. A relação entre Scully e Mulder foi bem explorada e dá mais respostas aos fãs depois do encerramento do programa, em 1992.
Relação: Apesar desta imagem, nem tudo é o que parece
Há várias citações ao seriado, incluindo a presença de Walter Skinner (Mitch Pillegi), as sementes de girassol e os lápis presos no teto (ok, se você não é um eXcer, só há um modo correto de entender, vendo os episódios). Saí do cinema com dois pensamentos: quando vão rodar um novo filme? e quando vão retomar o seriado? Claro, eu sei as respostas. Principalmente para a última questão.
2 comentários:
Legal, seu texto me animou: não vejo a hora de o filme sair em DVD.
Olá, gostei muito do seu blog.
Parabéns!
Um abraço
Postar um comentário