domingo, 2 de maio de 2010

Serra aprimorado?

Jornalistas e goleiros têm algo em comum. Não basta cumprir com suas funções a contento de patrões (clubes de futebol e torcidas, jornais ou assessorados). É preciso ter um pouco de sorte. Não sou goleiro, apesar de sempre ter sempre "preferido" jogar em tal posição, já que no início da fase onde se decide quem sabe jogar futebol e quem não sabe - ali pelos 10 ou 11 anos de idade - tive a certeza de que sou um perna de pau incorrigível. Em minha carreira de jornalista, acabei fazendo um golzinho aqui, outro acolá. Nada que me garantisse uma vaga em alguma seleção nacional ou contrato no exterior.

Ontem, o fator sorte me ajudou. Acompanhando meu assessorado durante a passagem por Santa Catarina de José Serra, ex-governador de São Paulo, tive a oportunidade de ser um dos três ou quatro jornalistas que testemunhou a entrevista que o pré-candidato do PSDB à presidência concedeu ao colega Paulo Alceu, veterano repórter e colunista político da imprensa nacional. Em um estúdo improvisado no Aeroporto Internacional de Navegantes, Serra falou por quase uma hora, para o programa "Conexão News", que será exibido em Santa Catarina na próxima terça-feira pela Record News.

Fotos: Alessandro Bonassoli

Estilo: Jornalista Paulo Alceu mistura humor discreto e questões afiadas

Notei um aprimoramento na postura do candidato. Ao contrário das campanhas de 2002 e 2004, que acompanhei de perto pois morava na capital paulista, Serra está menos arisco, mais simpático. Seu esforço para não parecer tão carrancudo como era no passado, é quase imperceptível, é praticamente natural. Creio que algum marqueteiro fez por merecer os vencimentos. Exatamente como aconteceu com o atual presidente, Luis Inácio Lula da Silva, na última eleição.


Efeito-defeito: Na falta de qualidade do retratista, brincadeirinha com o ar mais sociável do pré-candidato tucano

Paulo Alceu conduziu a entrevista com seu estilo habitual. Um bom humor discreto junto com perguntas afiadas, na veia. Serra recuou apenas quando indagado sobre a postura de seus adversários ou de críticas que recebeu de Ciro Gomes. Preferiu não comentar, demonstrando cavalheirismo. "Não é meu estilo [entrar na política de troca de acusações]", defendeu-se.

Fez juras de amor a Santa Catarina, onde deu alguns dos primeiros passos na vida pública, quando fazia política estudantil. "Convoquei a Assembléia da UNE [União Nacional dos Estudantes] em janeiro de 1969, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis", afirmou.


Passado: Serra atesta amor por SC ao lembrar de início da vida pública

Sobre a proposta de criar o ministério da Segurança Pública, Serra explicou que há a necessidade "de jogar o governo federal" na questão. Sobre as críticas do PT que o acusa de inchaço da máquina pública caso isso aconteça, foi enfático: "não vamos botar gordura no governo, mas músculos". Sobre as comparações que possam surgir durante a campanha entre as duas últimas adminitrações, com o seu partido comandando o País por oito anos e com o PT nos últimos oito, o ex-governador paulista deu a entender que tal tópico é desnecessário. "Fernando Henrique e Lula não são candidatos", argumentou, deixando a entender que ele e Dilma Roussef são os nomes a ser comparados pela mídia e pelos eleitores. "Ninguém terceiriza o governo" e "governo não é uma gincana" foram outras frases ditas sobre o tópico.


Campanha: Ex-governador evita trocar farpas com adversários mas afirma que FHC e Lula não são os candidatos

Para Santa Catarina, Paulo Alceu tentou extrair a opinião de Serra sobre a questão local. Quem assistir ao programa verá que o jornalista procurou identificar a opinião do pré-candidato em relação às possíveis variações no cenário eleitoral catarinense. Serra não mediu palavras e afirmou o que já havia dito aos interlocutores de PSDB, PMDB e DEM: prefere um palanque único. "Espera-se a melhor unidade possível. Gostaria que se pudesse manter a Tríplice Aliança", falou. Mas garantiu, para alívio dos seus correligionários, que não virá aqui ditar regras. "Eu sou de fora. Mas é claro para mim que, quem for sozinho, não irá bem", sentenciou.

3 comentários:

Marco Antonio Zanfra disse...

Você é o segundo, depois da VEJA, a dar tanto espaço para o Serra. Está no contrato com seu "assessorado"?

Jefferson Fonseca disse...

Bona,

Bom registro. Ter estrela e poder registrar informações antes dos outros sempre é importante. Coisa de assessor de imprensa dinâmico e com um assessorado importante.

Já pensou como seria mais complicado um furo desses se vc fosse assessor de imprensa, digamos..., do DETRAN, por exemplo? Que furo arrumaria?

Só furo de pneu.

Paulo Henrique disse...

Esse Zanfra é mesmo um chato, Magoo. Como você é amigo dele e não fica bem criticá-lo, eu faço as vezes. Teu relato está direto, muito bem feito. Eu também já tinha notado a melhora do desempenho dele diante dos jornalistas.
Cara, aproveita estas andanças por aí. Você está sendo pago para conhecer melhor SC.
Acho que o tal do Zanfra aproveita aqui pra fazer as perguntas que não pode fazer lá no Detran.