segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Literatura em supermercado

Entre os dias da comemoração natalina em Jundiaí descobri uma pequena jóia da literatura nacional. Comprei "O Executante", de Rubem Mauro Machado, em um supermercado... por míseros R$ 9,90. Três contos exclentes que provam como histórias policiais são possíveis abaixo da linha do Equador.

O autor é jornalista, tradutor e escritor de oito livros. Com "A Idade da Paixão" ganhou o Prêmio Jabuti em 1986. Nem acabei a leitura, mas já estou "babando" por mais criações de Machado. "A Carícia da Serpente", conto que abre o livro, causou um baque e tanto. Quer seja pelo texto primoroso, quer seja pela crueza do final escatológico e verdadeiramente surpreendente. Sem contar que o colega conseguiu resumir em poucas páginas a verdadeira face da profissão jornalista. Muito diferente do que fantasiam as mocinhas ou que glamurizam os telejornais.

A edição é de 2000 é da Editora Record, dentro da "Coleção Negra", que trouxe às livrarias brasileiras algumas preciosidades da literatura noir. "Los Angeles Cidade Proibida" (James Ellroy), "O Colecionar de Ossos" (Jeffrey Deaver) e "A Região Submersa" (Tabajara Ruas), citando só alguns títulos. É clichê, mas há muito produto nacional de alta qualidade que, infelizmente, continua esquecido e desconhecido nas prateleiras de livrarias e... supermercados.

Um comentário:

Marco Antonio Zanfra disse...

Não quero puxar a sardinha para a minha brasa, mas em abril, com o lançamento de meu livro "As covas gêmeas" pela Editora Brasiliense, você vai confirmar que "histórias policiais são possíveis abaixo da linha do Equador".