terça-feira, 3 de março de 2009

Vamos a la playa, senadora?

Senadora Ideli Salvati (PT) não propôs nada muito específico para a Educação ontem à noite, na abertura do Encontro de Secretários Municipais de Educação de Santa Catarina e do Paraná. No evento, que tem como palco um hotel de Ingleses, no litoral Norte de Florianópolis, ela que já foi professora e sindicalista, combatente ferrenha, porém respeitada, acabou aplaudida ao citar que todos deveriam ir à praia. Afinal, segundo ela, não se pode ficar sem conhecer a maravilha que é aquela região da capital catarinense.

Tem razão. Vale o passeio. Mas faltou mais discurso político, mais propostas para a sempre combalida educação brasileira. As várias dificuldades sociais da Favela do Siri, conhecida no modo politicamente correto como Comunidade do Arvoredo, sequer foram lembradas. Lá, por sinal, um PAC vinha bem a calhar. Mas os turistas-secretários, claro, nem devem sonhar que há problemas sociais na capital da utopia.

Na mesa estavam ainda os também petistas Cláudio Vignatti, deputado federal e, dizem, pré-candidato ao Senado, e o deputado estadual Pedro Uczai. Presidente da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa, Uczai acabou, por ironia, sentado ao lado do Secretário de Estado do setor, Paulo Bauer, durante o discurso deste. Uczai vem ocupando espaço na mídia, cobrando a presença do secretário no Parlamento, para explicar como fica a situação do piso salarial do magistério em Santa Catarina. Segundo ele, o tucano teria sido convocado. Na verdade, o documento oficial enviado pela Assembléia é um convite, com "data e horário a confirmar". Mas isso é um detalhe.

Se a imprensa local estivesse cobrindo o encontro em Ingleses, talvez surgisse alguma expectativa sobre algum tipo de discussão (positiva ou negativa) entre os dois deputados (Bauer é federal). Mas, em eventos no início da noite não se pode esperar que exista repórter nas ruas de Florianópolis. Afinal, horário de fechamento é por volta das 19 horas. Excluindo, claro, casos muito especiais. Não rolou debate nem discussão. Não se misturaram os temas e ambos trocaram meramente um cordial cumprimento. E viva a democracia!

2 comentários:

Marco Antonio Zanfra disse...

Pauta nos Ingleses, à noite!? Só se pegar fogo na favela do Siri. Já tivemos um encontro dos diretores dos Detrans lá e o "DC" mandou repórter porque tinha pauta em Canavieiras e eles aproveitaram a viagem. Este ano, aprendemos: o encontro dos diretores do Brasil todo será no Majestic.

Marco Antonio Zanfra disse...

Será que. na praia, a nobre senadora também "cisca para dentro"?