sábado, 16 de janeiro de 2010

Quase fotógrafo

A vantagem de fazer um bom curso de JORNALISMO em uma universidade com qualidade é que você aprende várias facetas da profissão. Escolhi jornalismo para ser repórter, para escrever. Acabei tendo noções de outras carreiras, como repórter fotográfico, editor, revisor ou assessor de comunicação.

Até hoje não pude me aprofundar nem me aprimorar na área de fotografia. Mas a força do atual emprego me coloca quase que diariamente em contato com o mágico mundo da imagem. Falta muito para eu poder me considerar um fotógrafo. No máximo, sou um "tirador de retratos". Na última sexta-feira, em Joinville, tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendi na convivência com colegas tipo James Tavares, Osvaldo "Coca" Nocetti, Ricardo Mega, Guilherme Ternes, Mafalda, Lúcio Piton, Gilberto Gonçalves, Marco Cezar, Simone Lins, Cris Fontinha, Dago Nogueira, Murilo Borçal, Edu Cavalcanti, entre outros que estou esquecendo agora. Estes sim, repórteres fotográficos de verdade e de muita competência.

Fotos: Jefferson Fonseca


Acompanhando o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, registrei a vistoria feita por ele no depósito onde estão guardados os uniformes que serão distribuídos aos alunos da rede estadual de ensino. Para tentar conseguir uma imagem que mostrasse a amplitude do local, a quantidade imensa de caixas com os uniformes, foi necessário se aventurar.





Não tive dúvidas ao pedir uma "carona" ao operador de uma "carregadeira" para me erguer o máximo possível. Do alto consegui ter uma noção do que é a Educação em um Estado. O depósito já contava com 70% de todo o material. O vai e vem de carretas (cada uma com mil caixas com uniformes) está sendo intenso nos últimos dias. Na próxima semana inicia a etapa de distribuição para todos os cantos de Santa Catarina. E pensar que o mesmo processo se repete para a distribuição de material escolar, livros, equipamentos e móveis para as 1.323 escolas estaduais. E viva a logística!



Post Scriptum

Eis uma das imagens tiradas durante a experiência contada acima. É claro que não é uma fotografia com a qualidade do material produzido pelos colegas citados anteriormente.

Foto: Alessandro Bonassoli

3 comentários:

Cristiane Fontinha disse...

Fico feliz que esteja se apaixonando pela fotografia! Dou a maior força.

Marco Antonio Zanfra disse...

Parabéns! Quando você conseguir também editar vídeo, trabalhar com criação gráfica e montar sites na internet, posso começar a ficar com medo por meu emprego no Detran.

Marco Antonio Zanfra disse...

Outra coisa: você contou tudo e mostrou tudo o que fez para tirar "aquela" foto, mas cadê a foto? Queremos ver a "amplitude" que você pretendia mostrar.