sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Um excelente exemplo

Recebi este press release e gostei da inciativa. Música com um ingresso excelente. Livros para uma biblioteca. Isto deveria acontecer em mais cidades do Brasil.

ACONTECE EM NOVEMBRO SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO QUE RESGATA ASPECTO CULTURAL E FILOSOFICO DO ROCK

O projeto Cultura Rock é um evento gratuito que reúne shows de bandas de rock cujo trabalho musical apresenta engajamento filosófico/ideológico e que contribua para o aprimoramento intelectual do público ouvinte. Ademais, o Cultura Rock funciona como um espaço para outras manifestações culturais e/ou profissionais relacionadas ao rock como dança, cinema, literatura, fotografia, desenho, artes plásticas, etc, sempre com o objetivo de expansão de consciência e cultura do público, que troca e adquire novas informações.

Com apoio da Secretaria de Cultura de Votorantim, do projeto Provocare e da revista Rock Hard-Valhalla, o projeto foi idealizado a partir de uma observação no sentido de que o rock, a música e as artes em geral estão se distanciando cada vez mais de seu propósito essencial que é a expansão de consciência e aprimoramento intelectual e cultural da sociedade. Para que a arte não seja tratada apenas como um produto de consumo e passatempo vil, o Cultura Rock vem resgatar seu aspecto engajado, especialmente do rock, que tanta diferença fez nas décadas de 60, 70 e 80. “É preciso que as artes em geral recuperem seus reais valores. Ao longo dos anos, a música, o cinema, a literatura, etc, foram corrompidas pelo capitalismo ou ganharam sentido tão fútil que ao invés de servirem como agentes de progresso, elas mantêm o povo preso na gaiola da alienação. O rock sempre agiu na contramão disso tudo, mas há anos que também acabou sendo vendido ao sistema”, explica o jornalista Eliton Tomasi, editor da revista Rock Hard-Valhalla e coordenador do projeto Cultura Rock.

A primeira edição do Cultura Rock aconteceu em julho do ano passado em Votorantim e trouxe shows das bandas Laudany, Banda do Sol e Amyr Cantusio Jr, além de exposição de fotos de Flávio Hopp, fotógrafo das revistas Rock Hard-Valhalla e Comando Rock. Sucesso de público, o projeto teve ampla cobertura na imprensa regional e foi registrado em vídeo e lançado em DVD.

Também em Votorantim, a segunda edição do projeto acontecerá no próximo dia 11 de novembro a partir das 17hs e esse ano reunirá especialmente bandas de rock progressivo e fusion/jazz rock, duas vertentes caracterizadas pela sofisticação e erudição musical. “Segmentos como o rock progressivo e o jazz-rock, por não serem estilos musicais de fácil assimilação pelas massas, ainda apresenta bandas e artistas com reais valores intactos. Aliados a uma musicalidade de alto nível, há toda uma temática e ideologia que podem levar o ouvinte a vários níveis de reflexão, seja social, político ou metafísico. E esse sempre foi e deve ser o propósito de qualquer direcionamento musical ou artístico, pois qual o sentido de uma arte vazia, ordinária e efêmera?”, questiona Eliton.

Com o mesmo engajamento e característica da primeira edição, o Cultura Rock será realizado no Auditório Francisco Beranger e para entrada será cobrado um livro usado a ser doado à biblioteca municipal de Votorantim. “Atualmente há vários programas do governo e instituições sociais cuidando de problemas relacionados à fome, saúde, habitação, etc, mas em termos de educação nosso país é ainda muito desamparado. Com o Cultura Rock 2007 não só proporcionaremos um evento musical de alto nível artístico e cultural para quem se interessa por rock progressivo e jazz, como possibilitaremos que toda a sociedade tenha mais acesso ao conhecimento através das doações de livros à Biblioteca Municipal de Votorantim”, completou Eliton.


AS ATRAÇÕES


Apocalypse: Ícone do rock progressivo brasileiro, os gaúchos do Apocalypse são certamente a maior referência do estilo hoje no país. Com mais de 20 anos de carreira, oito álbuns lançados - incluindo um duplo ao vivo gravado durante a turnê do grupo pelos Estados Unidos - o Apocalypse possui seus CDs lançados pela gravadora européia MUSEA. Nesta apresentação especial para o Cultura Rock 2007, os músicos estarão lançando o novo DVD gravado ao vivo em Niterói, no Rio de Janeiro, que marca a nova fase do grupo com composições cantadas em inglês. Essa será a primeira apresentação do grupo no interior paulista e eles varrerão toda sua carreira apresentando obras musicais que se tornaram verdadeiros clássicos do progressivo brasileiro além de novas composições que já foram registradas no segundo DVD previsto para ser lançado em 2008. A banda é formada por Gustavo Demarchi (vocal e flauta), Ruy Fritsch (Guitarra), Magoo Wise (baixo), Eloy Fritsch (teclados) e Chico Fasoli (bateria).

Lumina Project: Trio instrumental de free-jazz/fusion que conta com músicos gabaritados e de currículos respeitadíssimos. O baterista Fabio Fernandes que já tocou com Rogério Duprat e Hermeto Pascoal segura a cozinha ao lado do renomado baixista Sizão Machado que é famoso pelo seu trabalho junto a Elis Regina, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Ivan Lins, Chet Baker, entre muitos outros. A formação é completada pelo guitarrista Johny Murata que tem uma carreira sólida no campo da world music e música indiana.

Essa será a primeira apresentação do trio e eles mostrarão músicas de seu primeiro CD auto-intitulado lançado de forma independente em julho desse ano.


Alpha III & Veronikka: Amyr Cantusio Jr. é multi-instrumentista, compositor, teósofo, psicanalista ambiental e historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp. Ele é considerado um dos principais músicos do rock progressivo brasileiro. Com mais de 30 anos de carreira liderando o projeto Alpha III, sua discografia inclui 20 Cds e sete LPs lançados no Brasil, Estados Unidos e Itália. Reconhecido internacionalmente, ele ganhou o prêmio de melhor tecladista do mundo em vários festivais ao redor do globo: Espanha e Japão em 1986, Canadá em 1991 (Festival de Música Eletrônica Internacional); Itália em 1999 e Green Dolphin Third Anual International Critics and Musicians Poll, na Escandinávia e Holanda. Também foi premiado com a Medalha Carlos Gomes (Câmara de Vereadores de Campinas/SP) pelo primeiro lugar como arranjador e compositor do Projeto Guarani, em 1974.

Nessa segunda visita de Amyr Cantusio a Votorantim, ele apresentará o projeto Alpha III & Veronikka que é baseado numa não fixação de normas ou princípios pré-estabelecidos. Seguindo um principio aleatório “Zen”, a idéia do projeto é fazer “acontecer” a música no palco, tendo os sons baseados nos “leitmotiv” (temas centrais) previamente escolhidos. Com influências de nomes como Dead Can Dance, Tangerine Dream, Brian Eno, Klaus Schulze, Art Zoyd & Univers Zero, o show será todo baseado em atonalismo e microtonalismo feitos com teclados e sintetizadores com nuances visuais de roupas, máscaras e mímica.

Banda do Sol: Sob textura rock progressivo e referências em nomes como Beatles, Genesis, Yes, Supertramp, Ravi Shankar e Deep Purple, a Banda do Sol é uma das mais antigas e renomadas da região de Sorocaba. Sua música é como um vôo rasante ao centro de energias cósmicas do universo numa atmosfera calma, ativa e em constante movimento. Cada nota possui freqüência exata para inspirar e despertar o conhecimento do Todo universal que é fonte primaria da magia dos sons. Nas letras, uma proposta introspectiva de conhecimento do “eu” e busca por paz presente e futura, objetivo universal de qualquer ser vivo. Formam a banda os experientes músicos Moacir Jr. (vocais/guitarras/violões), César Rodrigues (baixo), Fran Simi (guitarra) e Fábio Luiz (bateria).

A Banda do Sol promete um novo show cheio de novidades nessa segunda apresentação dentro do projeto Cultura Rock, sem deixar de lado suas principais composições como “Mahavisnu”, “Som do Sol” e “Tempo”.

Para mais informações sobre o evento Cultura Rock ligue (15) 3211-1621 / 9134-3443 ou mande um e-mail para eliton@rockhard.com.br


SERVIÇO:

Projeto Cultura Rock com as bandas Apocalypse, Lumina Project, Alpha III & Veronikka e Banda do Sol

Data/Horário: 11 de novembro (domingo) a partir das 17hs
Local: Auditório Francisco Beranger – Av. Newton Vieira Soares, S/N – Votorantim/SP
Entrada: 01 livro usado a ser doado à Biblioteca Municipal de Votorantim
Info: (15) 3211-1621 / 9134-3443 - eliton@rockhard.com.br

[Ouvindo: Alice Cooper - Under My Wheels - Álbum: Classiks]

Nenhum comentário: