domingo, 14 de outubro de 2007

A volta de um temor antigo

O canal pago AXN está passando a primeira temporada da série "Jericho". O argumento do programa, que já está no segundo ano nos Estados Unidos, é uma pequena cidade no Estado norte-americano do Kansas onde a comunidade se vê às voltas com uma série de ataques nucleares e as respectivas consequências.

Quando as primeiras imagens da série foram divulgadas eu imaginei que era uma história de época, tipo década de 60 ou 70, auge da Guerra Fria e do temor de uma Guerra Nuclear entre Estados Unidos e a extinta União Soviética. Prestando mais atenção nas imagens, notei que as roupas eram contemporâneas. Aí me questionei qual era a "viagem" dos roteiristas em investir em um tema "ultrapassado".

Esta primeira impressão logo se dissipou. Afinal, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, está na mídia há muitos meses brigando pelo direito do seu país lidar com a energia nuclear. Isso, claro, preocupa às potências ocidentais. Como se não bastasse uma epidemia de Aids - repito, a Aids não desapareceu - e a fome no Terceiro Mundo, ou a Al Qaeda e George W. Bush, ainda voltamos a correr o risco de um embate nuclear.

Sobre a série... não é das melhores entre as várias que são transmitidas pelos canais pagos. Mas o argumento, apesar de não ser nem um pouco original, foi bem aproveitado pelos criadores, Stephen Chbosky, Josh Schaer e Jonathan E. Steinberg. Não é assim um "Twin Peaks", um "Arquivo X", um "Lost" ou "24 Horas", mas até que vale assistir.

Um comentário:

Unknown disse...

[FC mal-humorado mode on]
Se não é um Lost então é bom!
[FC mal-humorado mode off]