sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Quando o goleiro é o melhor jogador...

Nada contra o São Paulo. Afinal, foi um excelente adversário na decisão da Libertadores em 2006. O título do atual Campeonato Brasileiro é mais do que merecido. Não há dúvidas, foi a melhor equipe. Fez por merecer a conquista. Prova de que o estágio que o Muricy Ramalho fez no Beira-Rio valeu para alguma coisa, afinal de contas.

Agora, quando o melhor jogador do time campeão é o goleiro, algo não está certo. É a prova incontestável de algo que todo mundo ligado ao futebol sabe: o nível do futebol brasileiro é baixo, para não ser mais agressivo. Os melhores jogadores estão no exterior e isso não é novidade. Há anos a situação é esta. Curioso é que lá estes tais craques jogam tudo e mais um pouco. Mas, na Seleção Brasileira, é sempre uma cambada de astros se poupando e sofrendo para ganhar de adversários meia-boca. E não me venham com "ah, mas ganharam a Copa América sobre a Argentina". Isso é mera obrigação!

Voltando ao certame nacional, as viúvas do sistema das finais insistem em acabar com a competição por pontos corridos. Daria mais renda? Sim. Daria mais emoção? Para alguns. Emoção mesmo mesmo é ver disputa pelo título, por vagas na Libertadores, por vaga na Sul-Americana e para escapar do rebaixamento. Infelizmente, o futebol nacional ficou sério na fórmula de disputa, mas um circo no nível de qualidade.

[Ouvindo na Bonassoli FM: Asia - Separate Ways (World Apart) - Álbum: Greatest Hits Live]

Nenhum comentário: