quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Um País sem educação, de gente ruim e sem-vergonha

Vivemos mesmo em um país ruim. Ou melhor, feito por pessoas ruins. A novidade dos últimos dias foi a descoberta de turmas "fantasmas" em uma escola de São José, na Grande Florianópolis. Ontem, o colega Michael Gonçalves, do jornal Hora de Santa Catarina, me ligou na assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação querendo entrevistar alguém da Casa sobre o tema.

Em meio à correria do dia, fui no automático e procurei a fonte que falaria com ele. Só horas depois é que me caiu a ficha: o quê diabos é uma turma fantasma? Hoje, a diretora de Desenvolvimento Humano, Elizete Mello, que foi até à Escola de Educação Básica Wanderley Júnior iniciar a apuração dos fatos, me explicou que a ação consiste basicamente em criar turmas inexistentes para ganhar direito à contratação de mais professores temporários ou alterar a carga horária dos efetivos. Mas, de acordo com ela, ainda podem existir outros motivos sombrios e execráveis por trás da manobra.

Não deu outra: o secretário da Educação, Paulo Bauer, mandou tirar o cargo dos envolvidos no caso. Foram afastadas de suas funções a diretora Salete Bressanini Decker e suas assessoras Vera Lúcia Lostada e Maria Scottini Testoni. A denúncia do Hora de Santa Catarina apontou três turmas fantasmas. Na verdade, confirmou-se agora à tarde, eram seis. "A Secretaria já instalou processo disciplinar para apurar todos os detalhes e, dependendo do envolvimento e da gravidade dos fatos, as profissionais, que são efetivas no quadro do magistério, correm o risco de serem exoneradas do funcionalismo público de Santa Catarina. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Humano, a decisão tem como respaldo o Artigo 167, do Estatuto do Magistério, que considera infração punível com pena de demissão uma série de irregularidades", diz o press release que encaminhei para a imprensa.

Em um país que pais jogam a filha da janela, mães dispensam recém-nascidos em córregos, maridos "deixados" assassinam as ex-mulheres, árbitros de futebol manipulam resultados de futebol para ganhar dinheiro, desviar verba dos cofres públicos que devia ser investida na educação das futuras gerações praticamente soa como algo natural.

Revoltante é pouco.

5 comentários:

Anônimo disse...

QUER mais uma bronca, de uma olhada no blog do Celso Martins, que escreve sobre o CAOS se transformou a vida dos moradores lá de Sambaqui.
http://sambaquinarede.blogspot.com/

Anônimo disse...

Isso é mesmo um absurdo!
Demorou a aparecer alguma coisa deste colégio. Quem estuda ou trabalha lá sabe a desordem que rola por lá.
Ver no noticiário sobre as turmas fantasmas no Colégio Wanderley, sinceramente,não me surpreendeu.

Anônimo disse...

Revoltante isso! E só pra constar, numa das escolas que tua cunhada dá aula, as crianças não têm o que comer em casa, dormem no piso frio em casa(imagine como é a casa das mesmas)...algumas vezes, os professores tentam ajudar de alguma forma...e isso que foi apurado na ilha é realmente entristecedor.E,na "ilha da magia" que é quase o topo da maravilha, a grande maioria das pessoas esquecem que possa haver problemas estes que não deveriam existir!Por esses e outros motivos que realmente acho que não tenho dom e saco pra ser professora...não quero fazer parte de instituições como essas(não vamos generalizar, claro)...mas é entristecedor.
bjss amore
Sil

Anônimo disse...

Lamento, mas isto não culpa dos professores, ou só dos diretores. Qualquer contratação, pagamento ou despesa com turmas da educação semjam "fantasmas" ou não, passam por diversas instâncias, como setores da Administração, RH, Diretores internos, e todos os atos têm assinatura do Secretário. Ninguém é santo nesta história. o TC e a oposição na Assembléia devem averiguar melhor isto.

Anônimo disse...

Lamentavel comentario pertinente o suposto caos na escola, sendo pai de aluno, assevero com firmeza, o ano letivo de 2008 foi o mais transparente, atendimento digno a todos, ambiente alegre e com disciplina. Apraz-me relatar sobre o que foi mencionado no comentário em relaçao as responsabilidades compartilhadas, portanto, não posso deixar de oferecer a opinião
pública ou a quem interessar possa, que os invejosos, opositores, procuram quase sempre criar mazelas e denegrir pessoas de moral, dignidade e ótimos serviços prestadas a comunidade, no caso, em pauta, bairro Ipiranga e outros e fazem parte daquela unidade escolar de renome e importancia historica. Dizer tambem quando citam " ALUNOS FANTASMAS", afirmo mais uma vez, ocorre em toda SC e também em outros Estados. Tenho ciência que este fato vem acontecendo em grande escala e há muitos anos. Antigamente era tudo no papel, ocorre que criaram o projeto ou sistema série de forma atropelada e até hoje ainda, confesso, indignado, é com grande facilidade acessado e alterado de acordo interesse e ou para atenuar repercussões. Segundo relatou-me uma diretora de alguma UE, autoridades dizem que realmente
ocorre, e que ainda somente na Gerencia Regional de Educação, na qual é responsável para averiguar e controlar toda esta problematica, parece que este fechou os olhos, pois quando de forma vingativa e no meu entendimento racional foi perseguição politica noticiada com tanta veemência. Digo, conscio que apos Ari Cesar da Silva abrir os olhos, foi constatado que somente na sua reginal tinha 20 mil alunos fantasmas ou seja 550 turmas fantasmas. Sei que na UE em pauta todos os professores devolveram ou ressarciram o erario publico. Agora, pergunto, será como ficou com as demais..?