segunda-feira, 15 de setembro de 2008

São José e o debate

Terminado o debate entre os candidatos a prefeitura de São José na Record News ficou claro que, apesar de todos apresentarem boas propostas, não se pode afirmar quem será o vencedor em 5 de outubro. Nas ruas e nos bastidores, há uma suposta polarização entre o atual prefeito, Fernando Elias (PSDB) e o deputado federal Djalma Berger (PSB).

Mas não são poucos os que atestam um crescimento de Círio Vandresen (PT). Apoiado pelo PP de Esperidião Amin e com a frase de "somos do partido do presidente Lula", o ex-padre pode mesmo surpreender. A presidente estadual da sigla, Luci Choinaki, me confirmou na última sexta-feira, durante o lançamento do plano de governo de Nildomar Freire, candidato na Capital, que São José é uma das esperanças mais fortes dentro do partido.

Foto: James Tavares/Notícias do Dia


Muito bem articulado, o candidato do PSTU, Carlos Müeller, apresentou um discurso coerente e não esbravejou tanto contra a burguesia e o imperialismo norte-americano, como, tradicionalmente, sua legenda costuma fazer. Tem sua cota de boas idéias mas a falta de estrutura financeira e a postura ainda, digamos, agressiva demais, dificilmente deve conquistar a simpatia do eleitorado.

E o PMDB? Bem, honestamente, a vereadora Adeliana Dalpont não me convenceu. Não sou conhecedor dos meandros da política josefense, até por não ser o setorista que cobre o município no jornal Notícias do Dia. Mas me pergunto se o partido do governador Luiz Henrique da Silveira não teria um nome mais forte do que o dela. Nada contra a candidata. Apenas achei seu discurso sem impacto. A pergunta que fez para Vandresen, questionando se ele não achava melhor ter uma mulher no comando da cidade, foi um exemplo. Deixou a bola sobrando para o adversário capitalizar em cima. Como, de fato, ele acabou fazendo. Neste caso, ao menos, para ela ficou a promessa de uma vaga no secretariado do petista, se este se eleger.

O atual prefeito perdeu muito tempo trocando acusações com Adeliana. Talvez querendo se vingar da marcação cerrada que a oposição lhe fez na Câmara dos Vereadores. Berger, ao lado dele, apenas sorria e contabilizava pontos. Fernando Elias realmente mostrou propostas e sabe discursar. É um político experiente. Mas pecou ao, de certa forma, poupar o principal concorrente.

Na minha avaliação, o deputado federal se saiu melhor. Foi pouco alvejado pelos demais e teve maior desenvoltura ao falar com os telespectadores. Não voto em São José nem atesto a honestidade ou desonestidade de qualquer um dos concorrentes neste pleito, mas creio que Berger coletou mais lucros que os demais após este debate.

Nenhum comentário: