sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Novatos na berlinda

O governador Luiz Henrique da Silveira liga para o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB). Pede apoio da sigla e da candidata derrotada no primeiro turno, Angela Albino, ao prefeito Dário Berger. Raciocínio simples: PMDB e PCdoB são da base que apóia o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apurei que Angela foi convocada a fazer "uma visita" em Brasília. Silva e o comando da legenda deixaram claro: é preciso apoiar o PMDB em Florianópolis. Fato confirmado no blog "Diários de Brasília", citado pelo professor Cesar Valente.

E agora? como fica a candidata que fez uma excelente campanha? Com estrutura minúscula, quase bateu Cesar Souza Junior do podero$o DEM. Fez duras críticas à administração Berger, marcou presença de modo exemplar. Será que seus eleitores e a militância vão entender que não é ela quem está virando a casaca?

O mesmo vale para Souza Junior. Ao notar que os caciques da sua legenda fechariam com Berger para o segundo turno, fez as malas e foi viajar. Buenos Aires, é o que se comenta. Será que, em nome da próxima eleição - 2010, praticamente amanhã em termos de política - os líderes não estão sacrificando duas opções de renovação no cenário político catarinense?

Enquanto isso, Esperidião Amin (PP) não reage. Não há certeza de um apoio de peso para superar a verdadeira máquina que se tornou a candidatura Berger. Começo a acreditar que foi uma sorte enorme o filho João Amin ter sido o segundo vereador mais votado. O risco de uma derrota atordoante é grande. Algo que abriria as portas para uma derrocada ainda maior em 2010 quando, se supõe, Esperidião concoreria ao senado e sua mulher, Angela Amin, tentaria o governo do Estado.

Por falar nisso, se ela for o nome do PP para a majoritária, Santa Catarina pode ter uma inédita disputa com três candidatas ao governo. Angela Amin, Ideli Salvati pelo PT e Angela Albino pelo PCdoB. A senadora e a deputada federal têm seus nomes comentados há tempos. A vereadora da Capital, com a boa marca de 29.537 votos (12,50%), passa a ser uma alternativa e tanto. Ainda mais que sua legenda está em franca campanha de expansão no País.

O assunto não pára de crescer. E, cada vez mais, aumenta a qualidade dos possíveis cenários que vão se formando. Ou que podem se formar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Magoo, só pra corrigir a informação: a Ideli é senadora e a Angela, deputada federal.

Abraços,
Marcelo Santos
PS: vamos ver como os eleitores vão reagir a esta salada que estão fazendo.

Bonassoli disse...

Fica registrado o comentário e a correção que o Marcelo sabiamente fez. Vou acabar endividado com ele, afinal, trampo de revisor/editor merece pagamento. :)
A alteração já tá no texto.